You are here:

Acrilico e CIA

A Utilidade do Acrílico

E-mail Imprimir PDF

Embora muitas pessoas ainda desconheçam as diversas utilidades do acrílico, este material vem ganhando espaço tanto em projetos de decoração, quanto na construção civil. Versátil e belo, o acrílico pode trazer diversas vantagens no dia-a-dia da vida doméstica.

De acordo com o arquiteto da Usiarte (casa especializada em acrílicos) Agostinho de Souza Hernandes, este material possui a mesma transparência do vidro, entretanto é mais leve e flexível. "Para obter uma luz difusa, muitas pessoas instalam luminárias com placas de vidro fosco. Se utilizassem o acrílico, notariam uma grande diferença em relação à leveza e evitariam diversos acidentes, pois o acrílico é flexível, durável, além de não ser altamente cortante como o vidro", explica o arquiteto.

Mas este material não é apenas utilizado para substituir o vidro transparente ou fosco. Ele pode ser encontrado em diversas cores, desde as pastéis até as fluorescentes, bastante utilizadas em danceterias com o auxílio da luz negra.

Por possuir estas características, o acrílico está presente na vida de muitas pessoas sem que elas percebam. Com este material, diversos objetos podem ser feitos, desde acessórios (como um porta-retratos, um sofisticado abajur, ou uma saboneteira), até mobílias, como pés de uma mesa.

Já na construção civil, o material pode ser empregado em domos (clarabóias), coberturas, protetores para interfones, cascatas para piscinas entre outros. "O design das peças em acrílico destaca-se pelo nível de acabamento que o material permite tanto na forma brilhante ou condutora de luz, como na forma fosca acetinada. Uma das características que enriquece sua versatilidade é o fato de ele ser moldável a altas temperaturas (termoplástico), além de permitir passar por vários processos, como serrar, lixar, colar, furar, rosquear, polir etc.", acrescenta Souza Hernandes.

Fonte: http://www.jornaldaorla.com.br/materia-integra.asp?noticia=1384